Nossas lojas virtuais possuem diversas possibilidades de calcular frete, entre eles, por exemplo, os Correios, JadLog e etc. O sistema de calculo de frete baseia-se em fornecer ao consumidor o valor da entrega do endereço do lojista até o destinatário de um volume, e tem que estar cadastrado na loja virtual os seguintes dados:
Para que se calcule um frete no WooCommerce o produto precisa ter as seguintes informações
- Peso
- Dimensões (CxLxA)
- Valor
O WooCommerce irá calcular por exemplo a soma de 2 ou mais produtos, desde que caibam em uma caixa (um único volume)
O Melhor Envio é uma plataforma que calcula e oferece ao consumidor final que está comprando em uma das nossas lojas, vários métodos de entrega.
Primeiro Passo
Solicite ao cliente que leia sobre o funcionamento e crie uma conta no Melhor Envio em
Melhor Envio | Economize na gestão de fretes
Nos forneça usuário e senha
Segundo Passo
Instale e ative na nossa loja virtual WooCommerce os seguintes plugins
- Brazilian Market on WooCommerce
- Melhor Envio (Oficial)
- Autocomplete Address for WooCommerce (opcional, porém bom lembrar)
Abra o Melhor Envio com o usuário e senha do cliente em outra aba e faça login
No menu do Woocommerce, abra o Melhor Envio em Tokens e clique no link abaixo para gerar um novo Token
Na tela do Melhor Envio clique em Gerar Novo Token
Concorde com o termos
Coloque um nome para o aplicativo, exemplo: Loja_NomedaLoja e selecione todas as permissões
Clique em gerar Token, copie o mesmo, volte para a tela do WooCommerce, cole e salve.
O Melhor Envio dentro do WooCommerce te direcionará para uma tela com os dados do cliente, selecione-o.
Como funciona o Melhor Envio?
Uma vez que a venda do produto foi efetuada, e o consumidor final selecionou uma forma de entrega e frete, o lojista (nosso cliente) irá pagar para o Melhor Envio colocando creditos, gerar uma etiqueta e entregar o volume no ponto de coleta, para isso temos que configurar qual é o ponto de coleta mais próximo.
No caso da JadLog, verifique com o cliente e no site da JadLog qual é o ponto de coleta mais próximo e o nome da Agência
Por exemplo, para a ineal-perifericos.com.br que está em Santo André, porém com o CEP 09240-040 a Agencia da JadLog mais próxima é a de Mauá (sempre converse com o cliente e escolha a melhor opção). Anote o nome da Agencia, neste caso LJ MAUA 01
https://www.jadlog.com.br/jadlog/unidades
No painel de configuração, selecione a loja mais próxima de preferência do cliente.
Diga-se de passagem, o sistema para selecionar a agência da Jadlog é muito ruim, não está em ordem alfabética, tem que procurar um a um.
Em seguida faça o mesmo para todos os métodos de entrega que o cliente selecionou
Neste caso, da Ineal Periféricos estou selecionando:
- Jadlog
- Correios
- Azul Cargo Express
Feitas estas etapas, mantenha ativado somente a opção Assegurar Sempre, e salve. Não altere mais nada.
Configurando o WooCommerce – Entrega
Acesse WooCommerce > Configurações
Confira se na aba geral consta o endereço correto do cliente (lojista)
Clique na aba Entrega
Adicione uma Zona de Entrega, na maioria dos casos é somente Brasil, então crie a zona de entrega com o nome Brasil
Selecione os locais
Clique em Adicionar Método de Entrega (converse com o cliente sobre as opções), irá aparecer um grande leque de opções e deve-se adicionar uma a uma, cuidado, confira com o cliente por exemplo se ele aceita que retire a mercadoria.
Neste caso ativei as seguintes opções de entrega e retira
Em seguida simule o frete como se fosse um consumidor final, irão aparecer na tela do produto todas as opções de frete selecionadas: